sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Caixa: Arte do Século Passado

Rotina de trabalhador em férias: resolver tudo que for possível antes de voltar ao trabalho. Numa dessas andanças fui à Agência Século, da Caixa Econômica Federal, e vi um mar de gente e outro mar de caixas eletrônicos com problemas. Depois dizem que o Banco do Brasil é que parece o SUS dos bancos. Então, fui lá para saber o meu saldo do FGTS, atualizar endereços, essas burocracias que devemos suportar.

Olho para o alto da parede do saguão e vejo um mapa estilizado em metal. Apenas os contornos do Brasil e de seus Estados. Olhando de relance percebi que a arte é do século passado, mais precisamente, anterior ao ano de 1977, pois não havia dois "Mato Grosso". Na agência da Carijós, não falta apenas a linha de delimita a divisa entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, falta também a linha que dividiu Goiás em dois Estados, o novo chamado de Tocantins, obra de 1988.

Não é um erro, faço apenas uma observação. Muitos devem olhar aquele mapa e nem notar a diferença. Mas é uma arte do seu tempo. Um retrato de um período da História. Já haviam sido delimitados, por exemplo, os territórios de Rondônia, Amapá e Roraima. Levando-se em consideração que este último foi criado em 1962, supõe-se que o mapa incrustado nas paredes da Agência Século tenha sido produzido entre 1962 e 1977. Da próxima vez que eu for lá verifico se tem o nome do artista e a data de realização do trabalho.

Nenhum comentário: