sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Bancários em Greve

Os bancários estão em greve desde o dia 24/09/2009. A greve foi aprovada em assembléias da categoria no dia 23. Uma resposta à proposta de reposição apenas da inflação do último ano, pela Federação Nacional dos Bancos, referente à data-base dos bancários. Há várias outras questões envolvidas, tais como a não valorização do piso e da remuneração de escriturários. O salário de escriturários do Banco do Brasil tem sido um empecilho para a contratação de concursados em Minas Gerais, conforme verificado pelo Sindicato dos Bancários de BH e Região. Após a chamada de todos os aprovados na microrregião de Belo Horizonte, têm sido convocados aprovados de outras microrregiões do estado, porém, com salário tão rebaixado, são poucos os que aceitam vir trabalhar na capital, onde o custo de vida é mais alto.

Com a compra da folha de pagamentos do Governo do Estado, outra reivindicação dos bancários é o aumento da dotação das agências, uma vez que o número de clientes cresceu, ao contrário do número de funcionários nas agências, que reduziu. A redução de metas de vendas é outra questão discutida pela categoria. Uma vez que cobram cada vez mais dos funcionários resultados de vendas de seguros, capitalização e de outros produtos, as dependências e gestores que não conseguem atingir as metas começam a pressionar os funcionários. Isso ocorre de forma orientada ou descamba direto para o assédio moral de funcionários. Cobra-se atendimento rápido e rentável, porém sabemos que cada cliente é diferente e não se pode estabelecer regra única de atendimento a todos os clientes.

Os bancários reivindicam esse aumento do quadro de funcionários justamente para atender uma das demandas mais lembradas pelos clientes em pesquisas de opinião: o tempo longo nas filas dos bancos. As reivindicações dos bancários estão disponíveis em vários sites da categoria. Destaco os seguintes:

- Confederação Nacional do Trabalhadores do Ramo Financeiro
- Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região
- Sindicato dos Bancários de BH e Região

Nenhum comentário: