domingo, 20 de dezembro de 2009

O risco PMDB para o PT

Depois de saber da lista tríplice de pré-candidatos do PMDB a vice na chapa presidencial, proposta pelo PT, o maior partido do país condiciona sua entrada na chapa à "perfomance" de Dilma Rousseff? Já está mais do que na hora do PT mandar o PMDB pastar em outro campo. Na Bahia, Geddel Vieira Lima (PMDB) aponta sua artilharia contra o governador petista Jacques Wagner. No Rio Grande do Sul, Pedro Simon (PMDB) também não perde uma entrevista para atacar o PT. No Governo Federal, os ministros do PMDB são os piores administradores de todas as pastas.
Tá na hora da libertação do PT das algemas deste casamento interesseiro do PMDB. Esperam os peemedebistas o quê? Indicar qualquer um para vice? Todos que eu conheço, e que votaram em Lula nas últimas duas eleições, esperam que Ciro Gomes (PSB) seja lançado vice de Dilma. Por que devemos aceitar agregados inconvenientes em nosso governo, quando temos partidos de verdade à esquerda do PMDB? As críticas da esquerda são melhores do que o fisiologismo político do PMDB.
O que devemos esperar também do PMDB de Sarney, de Quércia, de Hélio Costa? O ministro das Comunicações, aliás, é uma vergonha para o governo do PT, é uma vergonha para o programa de democratização das comunicações. Ele atua contra a democratização dos meios de comunicação, contra as rádios comunitárias. O PT e Lula precisam entender que o índice de aprovação do Governo permite um rompimento das alianças demagogas e o fim da submissão aos interesses baixos do PMDB. Melhor aliar-se ao PCdoB, PSB, PDT e PCB, e refletir sobre as críticas do PSOL e do PSTU.

Nenhum comentário: