quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Metrô

Hoje ocorreu minha primeira experiência em metrô. Como tive que ir até a rodoviária comprar passagens para Itabira, resolvi voltar pra casa de trem, já que a Estação da Lagoinha fica ali ao lado. Mesmo porque, até eu chegar na Avenida São Paulo, até um Dona Clara passar, eu perderia muito tempo. Melhor ir de metrô. Não queria me estressar com a Antônio Carlos.

Viagem tranqüila, nove paradas até chegar na Estação 1º de Maio. Tempo de viagem: 21 minutos até a estação e 14 minutos da estação até a minha casa. Total: 35 minutos. Se não tivesse a Cristiano Machado e um semáforo lento, eu chegava mais cedo.

O mais interessante da viagem foi ouvir as perguntas de menino para o pai. Pai, por que o trem balança? Pai, quando o trem não tem trilho, ele vira? Falta muito pra chegar? O que faz o trem andar, pai?

O pai respondeu tudo: Porque balança, uai! Não vira, não, porque ele tá firme. Faltam 8 estações. Vai contando aí. Mas, em pensamento. Ele é movido a energia elétrica.

A minha primeira experiência no metrô também foi a primeira do moleque. A diferença que nos separa? Só uns vinte e poucos anos. Mas, estávamos ali, naquele trem, observando tudo. Eu, em pensamento. Ele, verbalmente.

Nenhum comentário: