sábado, 29 de dezembro de 2007

Transporte 2008


Ano eleitoral. Quando se esperava a instalação de rodízio de automóveis no centro de Belo Horizonte, o governo municipal considera que isso seria uma medida impopular. Porém, o transporte coletivo urbano e intermunicipal já apresentam aumentos de tarifas. O que se vê é que um ônibus cheio de eleitores insatisfeitos com reajustes de passagens vale menos do que automóveis que comportam em média 1, alguma coisa de passageiros.

No meio de 2008, haverá uma rodada de licitações das linhas de ônibus da capital. A previsão é de que aumente o número de coletivos. Agora é que não vai ter pra onde correr. Bancos e financeiras informam o recorde de financiamentos de automóveis em 2007. A Polícia Rodoviária Federal anuncia o recorde de mortos nas estradas no feriado de natal.

A resposta aos problemas de acidentes e congestionamentos fica pra quem apagar a luz. São tantas as preocupações com o futuro do planeta e ninguém se dá conta de que o transporte público bem gerenciado reduziria a agressão ao meio ambiente; de que o transporte individual motorizado é antieconômico.

Bom. Eu vou continuar minha trajetória usando transporte público que é a minha parcela no controle da poluição.

Fotos: José Cristian S. Pimenta

Nenhum comentário: