sábado, 14 de março de 2009

Quem o Congresso Nacional representa?

Estou pesquisando na rede que revista deu a notícia de que alguns parlamentares representam interesses empresariais e corporativos. Não achei. Vi um destaque rápido na televisão esta semana, não o suficiente para saber que publicação noticiou, mas lembrei que em Goiás um deputado era chamado de "deputado da Coca-Cola" devido sua fidelidade aos interesses da multinacional norte-americana.

Recentemente, no Jornal Valor, foi mostrada a engrenagem de apoios ao partido "Democratas" que elegeu o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Os vereadores da legenda receberam dinheiro do meio empresarial da construção civil diretamente. O prefeito, no entanto, recebeu cerca de 90% dos recursos gastos em campanha do próprio partido. O jornal foi atrás da notícia e viu que indiretamente, Kassab recebeu, sim, muita grana do setor. Do fundo partidário do DEM, uma boa parte foi doada por empresas de construção civil, imobiliárias e incorporadoras.

No Rio de Janeiro, esse setor da economia também foi o grande personagem entre doadores de campanhas. Como vereadores e prefeitos são os responsáveis pela elaboração de planos diretores nas cidades e das normas de ocupação urbana, vemos que muitos personagens políticos representam, em primeiro lugar, as corporações. Quiçá, um dia, eleitores sejam representados por políticos de verdade, porque os profissionais estão mais preocupados no momento com as comissões, em todos os sentidos dessa palavra:

- incumbência;
- encargo;
- cargo ou funções de caráter temporário;
- mandato;
- gratificação;
- percentagem;
- retribuição paga pelo comitente ao comissionado;
- grupo de pessoas encarregadas de tratar conjuntamente de um assunto.

Fonte: Priberam

Nenhum comentário: