sábado, 27 de junho de 2009

Aposentadoria para Sarney

O senador José Sarney merece uma aposentadoria. Sair do Senado, do Amapá e do Maranhão. Deveria retirar-se à Academia Brasileira de Letras, onde é "imortal". Com uma renda vitalícia, economizaríamos o sofrimento da população amapaense, maranhense e brasileira, em sua concepção geral.

Lendo o Blog do Mello, até considero plausível a ideia de que essa campanha tacanha contra Sarney seja obra de outro José, o Serra. Porém, convenhamos, o mal está feito. Sarney já passou da hora de sair. Não só ele. Outras figuras silenciosas do Senado também escondem-se na sombra corporativista para manter poderio político nos estados, tão ou mais conservadores que Sarney.

Senadores não representam o povo, representam estados, Unidades da Federação. Por isso o número fixo de três senadores por UF. E quando comandam os governos estaduais, fica mais fácil usar a "máquina governamental" para "eleger" senadores. Foi assim em Goiás, onde morei por 15 anos. Durante os anos de PMDB no governo estadual, os três senadores de Goiás eram do partido. Quando chegou o "tempo novo" do PSDB no governo estadual, não foi necessário muito tempo para caírem os peemedebistas do Senado. Hoje, os três senadores que representam o estado são da base de apoio do "tempo novo". Inclusive, o político que acabou com o reinado do PMDB no governo do estado, Marconi Perillo.

É por essas razões, e figuras, que o Senado está como está. Tem a imagem péssima que colheu. É a estrutura de governo que mais causa problemas ao Poder Executivo. O coronelismo e o caráter anti-povo do mandato - suplentes não recebem votos, são parentes, agregados ou patrocinadores de campanha - faz com que o Senado seja isso que está aí, um cabide de empregos para políticos e familiares.

E não se esqueça: nas próximas eleições seja o seu candidato.

Um comentário:

J.S. Teixeira disse...

José Sócrates diz que "“Ainda está para nascer um primeiro-ministro que faça melhor do que eu”. Novo artigo sobre essas declarações do nosso PM e acerca das propostas do seu "amiguinho do Seixal", Samuel Cruz. Tudo no blogue O Flamingo.