sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Os pelegos do Banco do Brasil venceram

Em assembleia, nesta tarde, na sede do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, os pelegos do Banco do Brasil decidiram pelo fim da greve dos bancários. O teatro não demorou a começar. Depois de uma vitória na tarde de ontem, quando contrariamos o Comando Nacional de Greve na mudança do horário da assembleia e na unificação da própria assembleia, hoje vimos a direção do sindicato - auxiliada pelos inúmeros pelegos - retirar da assembleia unificada os bancários de instituições privadas e, depois, criar assembleias em separado para funcionários do BB e da Caixa. Ou seja, os dirigentes do sindicato tiraram a força dos grevistas, apostando nos pelegos para aprovar as péssimas propostas apresentadas pela FENABAN e pelo Banco do Brasil. Em tempo, os funcionários da Caixa permanecem em greve, sozinhos, graças ao movimento das representações sindicais da CONTRAF.

Olha, foi duro, foi triste. Eu estou muito frustrado. Após 16 dias de greve, ser destruído por pelegos sorridentes? Com o beneplácito do sindicato? Pessoas que não participaram da greve em nenhum momento decidiram pelo fim da mesma. O sindicato, sustentado por bancários conscientes, se defendeu sob a asa de pelegos que não ligam para as conquistas sindicais. Uma lástima foi ver não só o velho alto escalão a serviço da direção do banco, mas também funcionários do baixo escalão, que não participaram da greve, ali no fundo da assembleia fazendo o número do que chamamos "puxa-saco".

Abaixo, os comentários que postei na comunidade Funcionários do Banco do Brasil.

BELO HORIZONTE - SINDICATO DOS PELEGOS

O que se viu na assembleia de hoje no Sindicato dos Pelegos de BH e Região:

1) A velha turma do fundão. Não eram só gerentes de unidades. Haviam pelegos de baixo escalão.

2) O velho movimento de esvaziamento da categoria. O sindicato orquestrou a saída dos bancários de instituições privadas; depois, articulou a saída dos funcionários da Caixa para assembleia em separado. Tudo com a ajuda dos pelegos. Por fim, acabaram com a greve dos funcionários do BB.

3) Farsa. O sindicato, no final das contas, se sentiu representado pelos pelegos. Pessoas que nem aderiram à greve fizeram a defesa do sindicato e das propostas ridículas apresentadas pelo BB e pela FENABAN. Defesa é um modo de falar, porque quem defendeu o sindicato foram os próprios dirigentes. Os pelegos não tiveram nem coragem de fazer uso do microfone.

4) Tristeza. Uma colega da Caixa tentou mostrar que a saída do funcionários do BB da greve era ruim, pois a Caixa sempre permanece mais tempo e obtém melhores benefícios.

5) Vaias. Os dirigentes sindicais reclamaram das vaias, mas eu considero que as vaias dadas pelos pelegos aos grevistas doeram mais na alma de quem esteve em greve por 16 dias.

6) Sorrisos. Não aguento recordar o sorriso dos pelegos encostados no fundo da assembleia.

7) Cancelamento da sindicalização. Pelo que vi, muitos companheiros vão pedir desfiliação do sindicato após essa campanha.

Nenhum comentário: