domingo, 15 de agosto de 2010

O futebol e a política

Como diria um amigo meu: "Não misturo minhas preferências futebolísticas com minhas preferências políticas." Atleticano, vaticinou que não votaria no ex-atacante do galo Marques (PTB) para deputado estadual. E o que pensarão os cruzeirenses do candidato a senador Itamar Franco (PPS)? Como primeiro suplente de Itamar figura José Perrela de Oliveira Costa (PDT), o Zezé Perrela do Cruzeiro. No ponto mais central da capital mineira, em frente à Rodoviária de Belo Horizonte, o que outrora foi um ponto comercial vazio e dilapidado hoje se apresenta como comitê eleitoral - ou central de distribuição de santinhos atleticanos e cruzeirenses - da dupla de candidatos a senador Itamar Franco e Aécio Neves (PSDB). Conheço um sujeito torcedor do América que só vota em "americanos" desde, é claro, no seu palavreado, que não seja do PT. Porém, ele assume que se o candidato for "americano" ganha seu voto. Eu, vascaíno que sou, não votaria por exemplo no Eurico Miranda (ex-presidente do Vasco). Tenho minha ideologia política e mesmo sendo vascaíno também não misturo as coisas na hora de votar. Sigo o exemplo do meu amigo atleticano. Muitos eleitores - torcedores -, no entanto, preferem o caminho mais fácil da política e do futebol unificando duas coisas diferentes numa só proposta; geralmente, uma proposta conservadora, pois muitos candidatos que buscam os votos de torcedores balançando camisas e bandeiras de times de futebol representam os partidos mais conservadores da política brasileira: DEM, PSDB, PTB, PMDB, PP...

Nenhum comentário: