domingo, 5 de setembro de 2010

Refundação do PSDB?

Um dia após o texto escrito abaixo, a Folha publica a seguinte matéria. Fala de tucanos originais, envaidecimento, novos filiados e a imagem de partido de direita. Um comentário chamou a atenção pela análise concisa. Trata-se do comentário de Jairo Pessoa Guimarães: "Este pensamento foi preciso: 'O PSDB deve ser refundado'. Diria ainda, se demorar muito deverá ser 'içado', pois está sendo 'afundado'. Antes de crescer foi 'sequestrado' por outro partido. Em 1994, com as eleições, arrestaram FHC, fazer frente ao Lula do PT, desviando o PSDB do curso de sua história. Com FHC eleito, incharam o PSDB com um monte de lixo. Vieram por sedução e por gravidade. Virou no que virou. Perdeu a sua identidade e ganhou uma máscara, que está difícil de se livrar."

Esse tema "refundação" já foi utilizado por partidos comunistas na Europa, após a tomada de vários PCs pelo caminho do socialismo capitalista. Outro tipo de refundação já foi aplicado no Brasil pelo partido da ditadura, a ARENA. No processo de democratização, virou PDS, e virou PFL. No fim das contas, no século 21, os que apoiavam a ditadura militar resolveram chamar-se "Democratas", mas são conhecidos pela abreviação do nome: DEM. Da abreviação, já sofreu com a utilização do termos "DEMO" ou "DEMOS", de diabo mesmo, coisa diabólica.

Se os tucanos pretendem mesmo refundar o PSDB, que não sigam apenas o caminho mais fácil de mudança de nome, que sejam mais profundos na mudança. Agora começo a perceber que o caminho da união entre PT e PSDB pode ser a chamada refundação do último. Essa intenção teve o tucano Aécio Neves ao formar com o petista Fernando Pimentel em Minas a aliança que elegeu Márcio Lacerda (PSB) prefeito de Belo Horizonte em 2008. Crentes que estariam lado a lado no Senado, Aécio e Pimentel lançaram um plano de união em Minas para ser repetido no Brasil, mas os paulistas do PSDB não apoiaram essa ideia. E, hoje, pensam na refundação do partido.

Nenhum comentário: