quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Legislando em Causa Imprópria

Interrompo meu recesso para comentar esse fatídico ato do Congresso Nacional: o reajuste sem sentido da remuneração de deputados e senadores. A imprensa costuma chamar isso de "legislando em causa própria", porém considero isso uma causa imprópria, inapropriada, o que seja. É, realmente, um péssimo exemplo que estes parlamentares - alguns em fim de mandato, outros com a reeleição garantida - prestam ao Brasil. Reajustes como esses - 61,8% e 133,9% - demonstram que quem conduz a política institucional no país não respeita a população, não respeita o eleitor.

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), que é o vice da próxima presidenta do Brasil, Dilma Rousseff (PT), termina seu mandato de deputado com mais uma mancha - uma nódoa, como diria minha mãe. Esses políticos que aprovaram esse reajuste deveriam ficar inelegíveis por um longo período e o povo deveria ter o direito de votar novamente em janeiro para escolher outros deputados e senadores. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), também não demonstra nenhum interesse em fazer política com letra maiúscula. Esse reajuste parece mais um mensalão adiantado para a turma que vai votar os projetos da próxima governante do país.

Quando aposentados pedem um reajuste maior, quando o trabalhador comum pede um aumento de salário, quando o servidor público faz greve para ganhar um salário digno, esses mesmos parlamentares, esses mesmos partidos correm para frente das câmeras de televisão para dizer que não há dinheiro em caixa. Depois de vê-los votando reajustes como esses, fica a impressão contrária, de que há muito dinheiro em caixas, em meias, em cuecas. É lastimável terminar 2010 com um ato cretino como esse registrado por deputados e senadores. É lastimável terminar 2010 vendo a crise financeira dilapidando o pouco patrimônio de trabalhadores na Europa e, ao mesmo tempo, ter políticos brasileiros gastando o dinheiro do povo brasileiro desse modo. É lastimável terminar 2010 vendo milhões de brasileiros se mantendo com Bolsa Família e saber que deputados e senadores estarão mais ricos a partir de 2011.

O povo brasileiro deveria exigir um plebiscito para votar o salário de deputados e senadores. O povo brasileiro deveria invadir o Congresso Nacional para mostrar que rechaça esse reajuste. O povo brasileiro deveria invadir o Congresso Nacional e exigir a extinção de cargos comissionados na Câmara e no Senado. O povo brasileiro deveria exigir o fim do mecanismo conhecido como "emendas ao orçamento" e, dessa maneira, cobrar uma melhor discussão do Orçamento da União. Por fim, deixo aqui minha singela expressão contrária a esses deputados e senadores.

Nenhum comentário: