sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bancários em Greve

Novamente, os bancários estão em greve. E reivindicam a manutenção de direitos e benefícios conquistados em campanhas anteriores. O reajuste pretendido é de 12,8%, muito pouco diante dos lucros dos bancos. Os bancários reivindicam também melhores condições de trabalho, segurança nas agências e fim de metas abusivas.

O sindicato patronal propôs reajuste de 8% sobre todas as verbas remuneratórias e os trabalhadores decidiram pela paralisação nacional. O estado de greve foi aprovado em assembleias do dia 22/09 e a paralisação foi iniciada no dia 27/09. Com ameaça de cortes pelos dias parados, os bancários aumentaram as paralisações e em algumas cidades têm realizado atos conjuntos com os funcionários dos Correios.

A partir de janeiro de 2012, o Banco Postal - correspondente bancário inserido em agências dos Correios - começa a ser operado pelo Banco do Brasil. Com isso, muitas das reivindicações dos bancários valem também para os funcionários dos Correios. Atualmente, o Banco Postal é operado pelo Bradesco.

A intransigência do Governo Federal une os trabalhadores, ameaçados pelo mesmo patrão no caso dos Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.

O uso político de algumas instituições interfere na negociação com os trabalhadores, pois essas instituições são dirigidas por políticos nomeados que não possuem conhecimento e experiência profissional. O compromisso não é com a empresa, nem com os trabalhadores dessas empresas. O compromisso desses políticos é com o "padrinho político", com o Governo Federal.

Segunda-feira, em Belo Horizonte, os bancários realizarão um ato às 11h30 em frente ao Bradesco da Afonso Pena com Tupinambás. Às 15 horas, nova assembleia será realizada em frente à Caixa da Carijós com Espírito Santo.

Para acompanhar a greve dos bancários:

- Participando das assembleias e atos em suas cidades;
- E pelos sites dos sindicatos.


Outros sindicatos podem ser consultados pelo Google:

Nenhum comentário: