sábado, 1 de outubro de 2011

Supermercados, Táxis e Estacionamentos

Quem procura os supermercados da região do Jaraguá, em Belo Horizonte, não encontra táxi na porta dos estabelecimentos. Alguns meses atrás, a Prefeitura de Belo Horizonte mudou o tráfego na Rua Isabel Bueno - a principal do bairro. Com isso, algumas ruas adjacentes como a Conselheiro Galvão viraram mão única.

A Conselheiro Galvão era uma saída para quem procurava táxis ao lado do Supermercado BH. Com a mudança, o pequeno estacionamento ao lado do supermercado virou um depósito, impedindo a utilização da rua como ponto de saída dos táxis. A solução, um pouco perigosa e muito cansativa, é levar os carrinhos de supermercado até o outro lado da Isabel Bueno e subir a Manoel da Cruz até a Praça Brandão Amorim, onde se localiza um ponto de táxis. Em frente ao BH, deveria ser estabelecida uma vaga de táxi, para facilitar a saída do local.

Infelizmente, com todas as mudanças realizadas não privilegiaram esse meio de transporte. Com isso, as vagas na Isabel Bueno são disputadas por veículos particulares que costumam estacionar até nos pontos de ônibus das imediações.

Esse mês, procurei o Supermercado EPA, localizado próximo ao Aeroporto da Pampulha, e fiquei surpreso com a falta de ponto de táxis naquele estabelecimento. A impressão que tive é que os supermercados não se preocupam com os consumidores que não possuem automóveis. Os supermercados oferecem estacionamento para os clientes, mas aqueles que não têm carro ficam se aventurando pelas ruas do bairro à procura de táxi.

Na próxima vez, penso em sair do bairro e comprar numa rede de supermercados ou hipermercados, pois sei que haverá uma fila de táxis para transporte de consumidores em cada um deles. Menos no bairro Jaraguá.

Nenhum comentário: