Comentário radiofônico do dia. Quem estiver pensando em investir em ações espere. Os ativos podem cair mais ainda. Quem estiver com posições arriscadas deve repensar sua estratégia de investimento. Quem estiver com investimentos diversificados em ações variadas deve manter suas posições e aguardar resultados no longo prazo.
Até especular num mercado desses tá perigoso. Desvalorização do dólar. A tal bolha do mercado financeiro. As informações crescentes de que o valor que circula no mercado financeiro é infinitamente maior do que aquele responsável por criação de produtos e serviços é um sinal dos tempos. A crise do crédito lá fora. A expansão do crédito pessoal no Brasil.
Depois, reclama-se das aulas de matemática nas escolas. Quem não estiver preparado para cuidar das próprias finanças vai cair nas mãos dos agiotas. A crítica às ofertas de crédito fácil devem crescer em todos os ambientes de discussão, pois as medidas de ampliação desta modalidade está criando uma nova classe de endividados. As lojas de eletrodomésticos e suas campanhas de venda a prazo estão criando a idéia fixa de que o produto à vista não deve ter seu valor reduzido.
A "garantia" que o estabelecimento recebe de um correspondente financeiro transformou o comércio de bens em comércio de crédito. Vende-se uma dívida a prazo e não uma geladeira ou televisão. E o apelo às "prestações que cabem no seu bolso" criou um círculo vicioso em que a pessoa já não calcula a compra pelo valor que vai ser pago ao final do prazo e, sim, pelo mês. Criou-se a escravidão do empréstimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário