quinta-feira, 16 de abril de 2009

Governos e Mídia: se procurar, acha.

Como sempre a revista Caros Amigos deste mês está excelente. A capa traz assuntos muito pertinentes que não são tratados devidamente nos jornais, televisões e rádios. O editorial da Folha de São Paulo que definiu a ditadura no Brasil como "ditabranda"; entrevista do governador do Maranhão, Jackson Lago; o "tesouro" da Bolívia cobiçado por multinacionais; os venenos da Monsanto; e um texto sobre o governo do PSDB no Rio Grande do Sul.

Dois governantes. Duas medidas. Na entrevista de Lago conhecemos a face mais dura do Maranhão, que sofreu por 40 anos a ditadura Sarney, e que pode voltar às mãos do cacique político por meio de um golpe. No artigo sobre o governo do Rio Grande do Sul, o turbilhão em que se meteu a tucana Yeda Crusius às voltas com investigações que, se aprofundadas, podem causar o seu impedimento.

O caso de Jackson Lago é emblemático. Ele conta como demorou para governar o Maranhão por conta de um jogo político e jurídico na eleição de 2002, quando o Judiciário decidiu pela não ocorrência de segundo turno e afastou a possibilidade de Lago governar o Maranhão. Ele persistiu e venceu a eleição em 2006. Agora, sofre mais um revés orquestrado pelo presidente do Senado. Como já relatei aqui no blog, não é a primeira vez que Sarney mexe os pauzinhos para derrubar um representante eleito. No Amapá, ele conseguiu - utilizando o mesmo esquema, uma denúncia de compra de votos para lá de suspeita - cassar o senador Capiberibe e colocar em seu lugar um apadrinhado político.

Devemos ficar atentos a esses movimentos antidemocráticos engendrados por "magnatas" da mídia, pois eles só divulgam o que lhe interessam. E cabe a nós aprofundar nosso conhecimento de política e agir com prudência na hora de votar. Temos que conhecer todas as faces da notícia e, se não houver outras faces, devemos cavar fundo para descobrir os esqueletos dos candidatos a representantes.

Nenhum comentário: