sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sarney deveria ser cassado?

Depois de uma luta desigual, Jackson Lago, o governador legítimo do Maranhão, foi cassado pela família Sarney. Indo contra a vontade do povo maranhense, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou uma usurpação de poder ao conduzir Roseana Sarney à governadoria do Estado. Lago foi uma pedra nos 40 anos de poder da oligarquia Sarney, que subiu ao poder junto com os militares e lá se arvorou desde então. Como o governador legítimo afirmou em entrevista à revista Caros Amigos, o Maranhão era um antes de Sarney e se tornou outro quando este tomou a região para si, principalmente quando foi para o Senado Federal e, posteriormente, quando o tornaram Presidente da República. Sarney não foi votado quando virou presidente e quando virou senador contou com a lábia de concorrer por outra Unidade da Federação, no caso, o Amapá. Tornou-se, então, "capitão" de dois Estados no Brasil.

Considero que, por tudo que já fez e pelo que não fez, José Sarney deveria ser cassado e afastado permanentemente da política. Herança da ditadura militar, proprietário de diversos canais de comunicação (jornais, rádios e televisões), posseiro dos ministério de Minas e Energia e Transportes desde sempre, seu poder se tornou antidemocrático. Oligarquias e oligopólios sempre foram malvistos, porém é com esses instrumentos que vemos algumas figuras se perpetuarem no Poder. Políticos profissionais não representam eleitores, apenas interesses, interesses de poucos. O custo disso é muito caro. Precisamos acabar com esse círculo vicioso que não permite que o povo tome o Poder. Precisamos pedir o impedimento de José Sarney.

E ao presidente Lula peço: Presidente, afaste-se de Sarney. O povo brasileiro não merece esse tipo de aliança. O povo brasileiro merece uma política mais clara, mais humana. O povo brasileiro merece um representante mais comprometido com o próprio povo. Se você, Lula, tomar essa decisão, não tema, o povo brasileiro vai lhe agradecer, vai lhe apoiar.

Ao povo brasileiro e, principalmente, maranhense peço: Não permitam que a família Sarney volte a ditar as regras da política regional. O atraso só beneficia os poucos que governam. Vocês querem mais quarenta anos de família Sarney? Não, né? Então, saiam às ruas, lancem abaixo-assinados de apoio ao governador legítimo Jackson Lago. A democracia não pode ser derrotada por uma canetada. Lago já poderia estar em seu segundo mandato como governador. Imaginem os resultados de uma administração comprometida com o povo. Ele próprio reconhece que tinha apoio expressivo apenas em São Luís e Imperatriz. Nem por isso deixou de trabalhar nas outras cidades. Desconsiderem qualquer chantagem da família Sarney no sentido de demonstrar que só eles têm apoio do Governo Federal. Sarney não fala pelo presidente. O tempo dele já passou. Se tivesse tanto poder assim, estaria ele na presidência. Não está. Na Presidência da República está um representante eleito pelo povo, para o povo. No Maranhão, essa pessoa é Jackson Lago.

Nenhum comentário: