sábado, 6 de novembro de 2010

Democracia Revolucionária (SiCKO)

Do filme "SiCKO - $O$ SAÚDE", escrito, produzido e dirigido por Michael Moore, um diálogo entre Moore e Tony Benn:

Benn: Eu acho a democracia a coisa mais revolucionária do mundo. Muito mais revolucionária do que ideais socialistas ou idéias de quem quer que seja. Se você tem poder, usa para atender suas necessidades e as da comunidade. E essa idéia de escolha, quem tem tanto em "O Capital", de que você precisa ter escolha, a escolha depende da liberdade para escolher. Se você está preso a dívidas, não tem liberdade de escolha.

Moore: Parece que beneficia o Sistema se o trabalhador médio estiver amarrado a dívidas.

Benn: Pessoas endividadas perdem a esperança e pessoas sem esperança não votam. 'Eles' sempre dizem que todos devem votar, mas eu acho que, se os pobres na Grã-Bretanha ou nos Estados Unidos acabassem votando nas pessoas que representassem os seus interesses, isso seria uma verdadeira revolução democrática. 'Eles' não querem que isso aconteça. Então, 'eles' mantêm as pessoas sem esperança e pessimistas. Eu acho que há duas formas de controlar as pessoas: primeiro, controlando com o medo; segundo, com a desmoralização. Uma nação educada e confiante é mais difícil de governar. E acho que há um elemento no pensamento de certas pessoas, 'elas' não querem que o povo seja educado, saudável e confiante, porque ele sairia do controle. No máximo 1% da população mundial tem 80% da riqueza do mundo. Isso é inaceitável, mas são pobres, desmoralizadas e assustadas e, portanto, elas acham que o melhor a fazer é aceitar ordens e esperar pelo melhor.

Localizei outras partes do diálogo entre Michael Moore e Tony Benn, sobre a saúde pública na Inglaterra, neste outro blogue aqui.

Nenhum comentário: